Jogo dos sentidos

Na tarde do dia 29 de junho de 2017 a bolsista do PETCiências Daniele Bremm produziu, juntamente com as bolsistas do PIBID Ciências Biológicas, a prática intitulado “Jogo dos sentidos”. A mesma foi aplicada à uma turma do nono ano da Escola Eugênio Frantz de Cerro Largo-RS.
Tal prática buscou rever e aprofundar os conhecimentos relacionados aos cinco sentidos: tato, paladar, audição, visão e olfato. Estes conceitos haviam sido trabalhados anteriormente pela professora nas aulas de ciências com o auxílio dos bolsistas, a prática foi uma forma de descontrair, e refletir sobre o tema trabalhado, uma vez que os alunos estavam pondo a prova a importância dos cinco sentidos, assim como puderam perceber que alguns dos seus sentidos são mais aguçados do que os demais.

O jogo consistia em trabalhar os cinco sentidos dos alunos. Assim dividimos a turma em equipes, cada equipe escolhia um representante para cada atividade, já pensando em qual sentido seria usado na mesma. As atividades realizadas foram: degustação, na qual os integrantes escolhidos para a atividade eram vendados e deviam adivinhar que alimento lhes foi dado através do sentido do paladar; audição, onde os integrantes deviam acertar a que música pertencia a melodia que estava tocando; tato, onde os escolhidos eram vendados e deviam acertar que objetos lhes foi dado; visão, onde deviam adivinhar quem era a pessoa que estava na imagem borrada ou que animal estava camuflado na imagem e onde; olfato, onde os integrantes escolhidos pela equipe eram vendados e deviam acertar o nome da substância que estavam sentindo. O jogo proporcionou muita interação entre a turma, inclusive de pessoas que não conversavam muito, pois as equipes foram feitas por sorteio na entrada para o laboratório.
Contribuição:  Daniele Bremm  – Bolsista PETCiências

0 comentários :

Postar um comentário

Direitos Autorais © ­PET Ciências | Hospedado em Blogger
Desenvolvido por Viva Themes | Tema do Site por New Blogger Edição por Blog no Mundo