Pular para o conteúdo principal

PETCIÊNCIAS VAI A ESCOLA EM PORTO XAVIER


No dia 20 de março de 2017, o bolsista do PETCiências Alecsander Mergen, iniciou os trabalhos na Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Bratz em Porto Xavier-RS. Esse trabalho tem por objetivo promover uma formação acadêmica mais completa para os estudantes dos cursos de licenciatura da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, além de proporcionar a integração entre o acadêmico e a comunidade escolar, criando vínculos com o campo profissional realizando trabalhos através de práticas pedagógicas e experimentais  e outras atividades realizadas na escola.
Por se tratar de uma escola da zona rural, conta com espaço para projetos ambientais que já estão sendo desenvolvidos pelos professores e alunos da escola com a colaboração do PETCiências. Nesse trabalho já foram desenvolvidos alguns projetos como uma horta para a escola, que busca colher verduras e hortaliças para ampliar o cardápio da merenda escolar.
Além do projeto da horta, também foi desenvolvido em conjunto com o professor de Práticas Agropecuárias e das professoras de Química e Biologia e os alunos do 7° e 8° ano do Ensino Fundamental, um horto medicinal que está em desenvolvimento, onde são plantados alguns tipos de plantas medicinais para disposição de todos os membros da escola, quando necessário.
Com um olhar diretamente ligado ao meio ambiente e a produção de frutos na escola, outro projeto que está sendo desenvolvido com os professores e alunos do 2°, 3° e 4° ano do ensino fundamental e com o auxílio do PETCiências, é um viveiro onde os alunos plantam mudas de árvores frutíferas com o objetivo de mostrar aos alunos os cuidados necessários com o meio ambiente e também proporcionar a oportunidade dos alunos que estão plantando essas mudas conseguirem vê-las crescerem e dando frutos até o fim de sua caminhada na escolar.
Além da participação nos projetos da escola, o bolsista do PETCiências Alecsander Mergen desenvolve práticas educativas dentro da sala de aula na disciplina de Física com a realização de experimentos e aulas práticas com os alunos do Ensino Médio.
Contribuição Alecsander Mergen,

Bolsista do PETCiências


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024   PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET, GRUPO PETCIÊNCIAS CAMPUS CERRO LARGO Edital de homologação das Inscrições e Calendário de Entrevistas  Candidatos homologados: Curso Data Horário Local Carolina de Oliveira Balbueno Ciências Biológicas 02/04/2024 07:40 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Giulia Colpo Siqueira Ciências Biológicas 02/04/2024 07:50 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Kamili Aparecida Abertol da Silva** Ciências Biológicas 02/04/2024 08:00 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Larissa Trevisan** Ciências Biológicas 02/04/2024 08:10 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Sara Ludvig Ciências Biológicas

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c

EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024 Seleção de bolsistas e voluntários para o grupo PETCiências, Campus Cerro Largo

    EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024  Seleção de bolsistas e voluntários para o grupo PETCiências, Campus Cerro Largo   O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS, no uso de suas atribuições e tendo em vista a delegação de competência do Magnífico Reitor, por meio da Portaria nº 442/GR/UFFS/2020, torna público o presente Edital, que abre inscrições para a seleção de bolsistas e voluntários para o Grupo PETCiências, do Programa de Educação Tutorial – PET,  Campus  Cerro Largo. Acesse o Link:  Edital PETCiências - Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024