Hoje
foi dia de avançar no processo do educar pela pesquisa com a F6 do La Salle
Medianeira. A prática usada para o desenvolvimento deste trabalho foi a
construção de terrários, que são modelos de ecossistemas em miniatura
designados de microambientes, pois são sistemas isolados que simulam um pequeno
ambiente constituído de componentes básicos como solo, plantas e pequenos
animais. A prática dos microambientes está oportunizando aos alunos uma aprendizagem
trabalhada pelo caminho da pesquisa em sala de aula por meio da mediação pedagógica,
no que esperamos o desenvolvimento da autonomia própria dos alunos. Os alunos
estão observando os seus terrários a três meses e nesta fase, iniciaram a
construção de argumentos e a fundamentação para os questionamentos e hipóteses
que emergiram dos registros durante o período de observação dos microambientes que
seguirá durante o restante do ano, no que acreditamos ser possível avançar nas
estratégias de pesquisa como possibilidade de aprendizagem conceitual, bem como
de que os alunos sejam capazes de sistematizar e comunicar seus resultados na
sequência de modo oral, visual e escrito.
Contribuição: Rafaela Engers Günzel – Bolsista PETCiências
Contribuição: Rafaela Engers Günzel – Bolsista PETCiências
Comentários
Postar um comentário