Pular para o conteúdo principal

PETCiências no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)

De 03 a 06 de Julho ocorreu o XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). O Encontro é um evento bienal promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e foi realizado na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em Florianópolis. O PETCiências esteve presente em tal encontro, pela participação de duas bolsistas: Franciele Siqueira Radetzke e Kátia Slodkowski Clerici. As mesmas destacaram suas pesquisas desenvolvidas na UFFS Campus Cerro Largo nacionalmente.
“O conceito de energia em periódicos da área de educação em Ciências”-  Kátia Slodkowski Clerici, Débora Larissa Brum, Rosemar Ayres dos Santos.
“Compreensões acerca da área de Ciências da Natureza: um olhar para a construção de relações conceituais”- Franciele Siqueira Radetzke, Fabiane de Andrade Leite,  Judite Scherer Wenzel.
“Educação em Espaços não Formais no Ensino de Ciências”- Franciele Siqueira Radetke, Daniele Back, Rafaela Engers Günzel, Judite Scherer Wenzel.
“A não neutralidade da Ciência-Tecnologia nas Práticas Educativas CTS e Educação Ambiental Débora Larissa Brum, Daniel Marsango, Rosemar Ayres dos Santos.
 Tal possibilidade de discussão mostra-se enriquecedora, possibilitando a ampliação de compreensões acerca da profissão docente, além de fomentar anseios que qualifiquem suas formações. Cabe destacar ainda, a participação das professoras Fabiane de Andrade Leite e Rosemar Ayres dos Santos, que orientam projetos pesquisas no PETCiências e que acompanharam as bolsistas em  atividades, discussões e diálogos com referencias da área do Ensino de Ciências,  durante a realização do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c

RESULTADO DO EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024

  MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET, GRUPO PETCIÊNCIAS CAMPUS CERRO LARGO Edital Provisório de Resultados e Classificação * Candidatos homologados: Entrevista 3,0 Carta 3,0 Histórico 3,0 Currículo 1,0 Total Classificação Giulia Colpo Siqueira 2,77 2,17 2,64 1 8,58 1° Ciências Biológicas Carolina de Oliveira Balbueno 2,76 2,77 2,65 0 8,18 2° Ciências Biológicas Sara Ludvig 2,74 2,59 2,35 0 7,68 3° Ciências Biológicas Kamili Aparecida Abertol da Silva 2,71 2,54 2,41 0 7,66 4° Ciências Biológicas Larissa Trevisan 2,26

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta