Pular para o conteúdo principal

A Importância da Pesquisa no PETCiências

Durante o ano de 2017 os bolsistas e voluntários do PETCiências da Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo, conseguiram atingir muitas das suas metas em relação a pesquisa, que é um dos eixos que o programa PET busca desenvolver.
Foram muitos os bolsistas que conseguiram publicar suas pesquisas em revistas renomadas, como exemplos podemos citar, as bolsistas Katia Slodkowski, que conseguiu publicação com Qualis A1, Franciele Siqueira com um A2, Kélli Mattos e Aline Walczak com um B1. O que prova que o programa vem sendo muito efetivo à medida que os artigos vêm sendo publicados cada vez com Qualis mais elevados. Podemos perceber através do programa que a inserção do aluno de graduação em projetos de pesquisa se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estimular e iniciar a formação daqueles mais vocacionados para a pesquisa. Vale ressaltar que todas as pesquisas são voltadas para a educação e o ensino uma vez que todos os cursos envolvidos no PETCiências, Física, Química e Biologia, são licenciaturas.

Durante esse semestre, por exemplo, a Bolsista Daniele Bremm, está desenvolvendo uma pesquisa baseada nas narrativas de professores de ciências em formação, a fim de constatar como ocorre o processo de formação-ação destes sujeitos. Para este fim a mesma realizou a coleta de excertos de dez diários de bordos de alunos que estiveram em formação inicial e participando do projeto PIBID durante o ano de 2013. Através desta análise foi possível perceber o movimento formativo pelo qual os licenciandos passavam durante a formação inicial, principalmente em relação aos tipos de reflexão encontrados em seus diários, que foram categorizados em: descritivos, analítico-explicativo e reflexivo-valorativo, segundo os níveis de reflexão de Porlán e Martín (1997). Foi perceptível também que à medida que os licenciando mais escreviam, o nível de suas reflexões ia avançando, se tornando valorativas, e nos casos em que os licenciandos faziam pouco uso das memórias narrativas no diário de bordo, o nível tendia a permanecer estagnado. Provando assim a importância de se formar professore que reflitam, pois as narrativas possibilitam o crescimento pessoal e a formação de uma identidade docente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c

RESULTADO DO EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024

  MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET, GRUPO PETCIÊNCIAS CAMPUS CERRO LARGO Edital Provisório de Resultados e Classificação * Candidatos homologados: Entrevista 3,0 Carta 3,0 Histórico 3,0 Currículo 1,0 Total Classificação Giulia Colpo Siqueira 2,77 2,17 2,64 1 8,58 1° Ciências Biológicas Carolina de Oliveira Balbueno 2,76 2,77 2,65 0 8,18 2° Ciências Biológicas Sara Ludvig 2,74 2,59 2,35 0 7,68 3° Ciências Biológicas Kamili Aparecida Abertol da Silva 2,71 2,54 2,41 0 7,66 4° Ciências Biológicas Larissa Trevisan 2,26

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta