Um dos grandes
objetivos do PETCiências da UFFS é o desenvolvimento de ações voltadas ao meio
ambiente, de modo que a medida que se formam os novos professores em contexto
de atuação prática nas escolas da região, também são desenvolvidas atitudes
sócio-científicas e sócio-ambientais. Durante o mês de novembro de 2017 os PETianos
Rafaela e Daniel que atuam na cidade de Cerro Largo no Colégio La Salle
Medianeira, desenvolveram uma prática voltada a educação ambiental com o 8º ano
do ensino fundamental, estruturada em quatro encontros. No primeiro encontro os
alunos foram instigados a apresentar suas concepções de ambiente através de
desenhos, após esta etapa as concepções de meio ambiente e natureza foram
problematizadas através de discussão com os alunos. No segundo encontro, os
alunos receberam cartoons em que uma série de perguntas foram relacionadas com
estes para a partir delas ser possível elaborar um cartaz envolvendo as
concepções ambientais retratada nos cartoons e desenvolvendo a criticidade dos
alunos sobre o tema ao responderem as perguntas propostas. No terceiro encontro os alunos assistiram o
filme "Animais Unidos Jamais Serão Vencidos", momento em que novamente
questões relacionadas ao ambiente e que remetiam ao enredo do filme foram problematizadas.
Por fim, no último encontro, os alunos jogaram o jogo da memória ambiental
envolvendo pares de cartas com imagens críticas e respondendo as perguntas
referentes a cada par formado, e logo após, em potes de flor e com auxílio dos
bolsistas foi realizado o plantio de mudas de pimentão, que os alunos levaram
para casa. A ideia principal era compreender que elementos básicos (brita,
areia e terra) eram necessários para fazer o plantio de qualquer planta, além
de ser uma ótima alternativa para produzir alimentos em casa e pequenos
espaços, o pimentão é uma das hortaliças mais cultivadas no Brasil e tem
recaído na mídia como um dos produtos com maior teor de agroquímicos, sendo
assim realizamos o plantio de mudas de pimentão que além de serem baratas
estarão sendo produzidas e consumidas com a garantia de que não há pesticidas.
Destacamos que estas atividades além de colaborarem a formação de novos professores
de Ciências (PETianos em questão), propiciam aos estudantes o desenvolvimento
de um olhar mais crítico sobre e para a natureza, com a comunidade na qual
vivem e também sobre os alimentos que consomem. É importante ainda, que a
escola seja um espaço de diálogo permanente ao que se refere às questões
ambientais, trazendo ao debate as mais diversificadas problemáticas ao
compreender que somos parte e que fazemos do ambiente.
por: Daniel Marsango, Rafaela Engers Günzel, Roque Ismael da Costa Güllich
por: Daniel Marsango, Rafaela Engers Günzel, Roque Ismael da Costa Güllich
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