Pular para o conteúdo principal

As Atividades Ambientais na Escola: Um Espaço de Diálogos



Um dos grandes objetivos do PETCiências da UFFS é o desenvolvimento de ações voltadas ao meio ambiente, de modo que a medida que se formam os novos professores em contexto de atuação prática nas escolas da região, também são desenvolvidas atitudes sócio-científicas e sócio-ambientais. Durante o mês de novembro de 2017 os PETianos Rafaela e Daniel que atuam na cidade de Cerro Largo no Colégio La Salle Medianeira, desenvolveram uma prática voltada a educação ambiental com o 8º ano do ensino fundamental, estruturada em quatro encontros. No primeiro encontro os alunos foram instigados a apresentar suas concepções de ambiente através de desenhos, após esta etapa as concepções de meio ambiente e natureza foram problematizadas através de discussão com os alunos. No segundo encontro, os alunos receberam cartoons em que uma série de perguntas foram relacionadas com estes para a partir delas ser possível elaborar um cartaz envolvendo as concepções ambientais retratada nos cartoons e desenvolvendo a criticidade dos alunos sobre o tema ao responderem as perguntas propostas.  No terceiro encontro os alunos assistiram o filme "Animais Unidos Jamais Serão Vencidos", momento em que novamente questões relacionadas ao ambiente e que remetiam ao enredo do filme foram problematizadas. Por fim, no último encontro, os alunos jogaram o jogo da memória ambiental envolvendo pares de cartas com imagens críticas e respondendo as perguntas referentes a cada par formado, e logo após, em potes de flor e com auxílio dos bolsistas foi realizado o plantio de mudas de pimentão, que os alunos levaram para casa. A ideia principal era compreender que elementos básicos (brita, areia e terra) eram necessários para fazer o plantio de qualquer planta, além de ser uma ótima alternativa para produzir alimentos em casa e pequenos espaços, o pimentão é uma das hortaliças mais cultivadas no Brasil e tem recaído na mídia como um dos produtos com maior teor de agroquímicos, sendo assim realizamos o plantio de mudas de pimentão que além de serem baratas estarão sendo produzidas e consumidas com a garantia de que não há pesticidas. Destacamos que estas atividades além de colaborarem a formação de novos professores de Ciências (PETianos em questão), propiciam aos estudantes o desenvolvimento de um olhar mais crítico sobre e para a natureza, com a comunidade na qual vivem e também sobre os alimentos que consomem. É importante ainda, que a escola seja um espaço de diálogo permanente ao que se refere às questões ambientais, trazendo ao debate as mais diversificadas problemáticas ao compreender que somos parte e que fazemos do ambiente.
por: Daniel Marsango, Rafaela Engers Günzel, Roque Ismael da Costa Güllich





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024   PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET, GRUPO PETCIÊNCIAS CAMPUS CERRO LARGO Edital de homologação das Inscrições e Calendário de Entrevistas  Candidatos homologados: Curso Data Horário Local Carolina de Oliveira Balbueno Ciências Biológicas 02/04/2024 07:40 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Giulia Colpo Siqueira Ciências Biológicas 02/04/2024 07:50 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Kamili Aparecida Abertol da Silva** Ciências Biológicas 02/04/2024 08:00 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Larissa Trevisan** Ciências Biológicas 02/04/2024 08:10 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Sara Ludvig Ciências Biológicas

EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024 Seleção de bolsistas e voluntários para o grupo PETCiências, Campus Cerro Largo

    EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024  Seleção de bolsistas e voluntários para o grupo PETCiências, Campus Cerro Largo   O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS, no uso de suas atribuições e tendo em vista a delegação de competência do Magnífico Reitor, por meio da Portaria nº 442/GR/UFFS/2020, torna público o presente Edital, que abre inscrições para a seleção de bolsistas e voluntários para o Grupo PETCiências, do Programa de Educação Tutorial – PET,  Campus  Cerro Largo. Acesse o Link:  Edital PETCiências - Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c