Na manhã da última terça-feira
(22.05.2018) foi realizado o Seminário de Pesquisa do GEPECIEM - 2018, momento
em que os alunos que estão inseridos em Projetos de Iniciação Cientifica
fomentados pelas agências do CNPQ e FAPERGS e pela UFFS, realizaram uma apresentação
sobre suas temáticas de Pesquisa. Foram abordadas as seguintes temáticas: A
histologia nos livros didáticos de biologia recomendados pelo PNLEM (2007 a
2015); Formação de professores de ciências para a promoção do pensamento
crítico: estratégias de ensino de ciências e a promoção de pensamento crítico
em Portugal; O enfoque CTS e a busca de uma cultura de participação social no
direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico: ampliação da
compreensão sobre a não neutralidade da Ciência-Tecnologia; Avaliação Escolar
em Foco no Processo Constitutivo da Docência;
Formação de Professores de Ciências para a promoção do Pensamento
Crítico: estudo comparativo entre documentos e discursos do Brasil e
Portugal/Os Livros Didáticos e a Promoção do Pensamento Crítico em Ciências; A
prática da Escrita na formação Inicial de Professores de Química: Um estudo de
Caso; Desenvolvimento De Coletivos De Pensamento De Professores De Ciências Da
Natureza; Estilos De Pensamento De Licenciandos E Professores Egressos Dos
Cursos Da Área De Ciências Da Natureza Da Uffs – Campus Cerro Largo/Rs; A
Microbiologia Sob Uma Perspectiva Histórica Nos Livros Didáticos De Ciências
Publicados No Brasil No Século XX.
A atividade tinha como objetivos integrar
os membros pesquisadores do grupo; reconhecer os diferentes temas de pesquisa, conhecer as diferentes
metodologias de pesquisa adotadas por pesquisadores do GEPECIEM.
O momento contou com a participação
de todos os bolsistas, voluntários de pesquisa e PETianos do PETCiências.
Contribuição
– Daniele Folmann
Bolsista
de Iniciação Científica – PROBIC - FAPERGS
Comentários
Postar um comentário